O que é Coronavirus

Sobre o COVID-19

img

Pandemia da Doença de Coronavírus 2019-2020

A pandemia de coronavírus 2019-2020 é uma pandemia contínua da doença de coronavírus 2019 (COVID-19), causada por coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). O surto foi identificado pela primeira vez em Wuhan, Hubei, China, em dezembro de 2019. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional em 30 de janeiro de 2020 e o reconheceu como uma pandemia em 11 de março.

Em 30 de março de 2020, mais de 735.500 casos de COVID-19 foram relatados em mais de 190 países e territórios, resultando em aproximadamente 34.500 mortes. Mais de 156.000 pessoas já se recuperaram.

O que é coronavírus?

O que é o vírus COVID-19?

COVID-19 é uma nova cepa de coronavírus que não foi previamente identificada em humanos. Foi identificado pela primeira vez em Wuhan, província de Hubei, China, onde causou um surto grande e contínuo. Desde então, espalhou-se mais amplamente na China. Desde então, foram identificados casos em vários outros países. O vírus COVID-19 está intimamente relacionado a um coronavírus de morcego.

O SARS-CoV-2 está intimamente relacionado ao SARS-CoV

Pensa-se que tenha uma origem zoonótica. A análise genética revelou que o coronavírus se agrupa geneticamente com o gênero Betacoronavirus, no subgênero Sarbecovirus (linhagem B), juntamente com duas linhagens derivadas de morcegos. É 96% idêntico em todo o nível do genoma a outras amostras de coronavírus de morcego (BatCov RaTG13). Em fevereiro de 2020, os pesquisadores chineses descobriram que há apenas uma diferença de aminoácidos em certas partes das seqüências do genoma entre os vírus das pangolinas e os humanos, no entanto, a comparação do genoma completo até a presente data encontrou no máximo 92% do material genético compartilhado entre coronavírus de pangolina e SARS-CoV-2, que é insuficiente para provar que as pangolinas são o hospedeiro intermediário.

img
img

Transmissão

O vírus se espalha principalmente por contato próximo e por gotículas respiratórias quando as pessoas tossem ou espirram. Gotas respiratórias podem ser produzidas durante a respiração, mas o vírus geralmente não é transmitido pelo ar. As pessoas também podem pegar o COVID-19 tocando em uma superfície contaminada e depois em seu rosto. É mais contagioso quando as pessoas são sintomáticas.

img

Sintomas

O tempo entre a exposição e o início dos sintomas é tipicamente de cinco dias, mas pode variar de 2 a 14 dias. Os sintomas comuns incluem febre, tosse e falta de ar. As complicações podem incluir pneumonia e síndrome do desconforto respiratório agudo. Não existe vacina conhecida ou tratamento antiviral específico.

img

Tratamento

Não existe vacina conhecida ou tratamento antiviral específico. O tratamento primário é uma terapia sintomática e de suporte. As medidas preventivas recomendadas incluem lavar as mãos, cobrir a boca ao tossir, manter distância de outras pessoas e monitorar e auto-isolar as pessoas que suspeitam estar infectadas.

img

Controle e Prevenção de Doenças

Os esforços para impedir a propagação do vírus incluem restrições de viagem, quarentenas, toque de recolher, controles de riscos no local de trabalho, adiamentos e cancelamentos de eventos e fechamento de instalações. Isso inclui a quarentena de Hubei, quarentenas nacionais ou regionais em outras partes do mundo, medidas de toque de recolher na China e na Coréia do Sul, vários fechamentos de fronteiras ou restrições de entrada de passageiros, triagem em aeroportos e estações de trem e proibições de saída de passageiros.

A pandemia levou a graves perturbações socioeconômicas globais, ao adiamento ou cancelamento de eventos esportivos, religiosos e culturais, e a temores generalizados de escassez de suprimentos que estimularam a compra do pânico. Escolas e universidades fecharam em âmbito nacional ou local em mais de 160 países , afetando mais de 1,5 bilhão de estudantes.As teorias de desinformação e conspiração sobre o vírus se espalharam online e houve incidentes de xenofobia e racismo contra chineses e outras pessoas do leste e do sudeste asiático. À medida que a pandemia se espalha e os pontos de acesso se formam em todo o mundo, como os da Europa e dos Estados Unidos, também ocorreu discriminação contra pessoas desses pontos de acesso.

img